Grupo MAST

MAST é destaque na matéria sobre Colorimetria na Revista Paint & Pintura

26/10/2020

Equipamentos de colorimetria trazem tecnologias que possibilitam imprescindível qualidade às tintas, além de uma série de outras vantagens, como agilidade no desenvolvimento de cores, correção de lotes e até aumento de lucro e competitividade.

Quando se fala sobre investimentos em bens de capital, o mercado paralisou praticamente  todos os investimentos durante o período de quarentena, e os instrumentos para colorimetria estão inclusos nesse cenário. Alguns clientes em situação de emergência buscaram soluções baratas, que obviamente comprometem a performance dos ensaios e qualidade dos resultados.

Porém, o mercado de tintas foi muito eficiente e ágil para adaptar-se a esse momento, devo parabenizar a indústria como um todo. Compartilho das expectativas de que o mercado deve normalizar-se até o final de 2020. Infelizmente, este cenário incerto e o consequente controle financeiro paralisou os investimentos, o que é perfeitamente compreensível. Mas a pergunta de 1 milhão para nós fornecedores de equipamentos é: quando os investimentos serão retomados? Particularmente, acreditamos que o quarto trimestre de 2020 já será um pouco melhor e que em 2021 muitos desses investimentos represados deverão ser liberados, projetando um melhor cenário”.

Disponibilidade

Não há nenhum problema de abastecimento, pois a cadeia de fornecimento para esses instrumentos é bastante específica e pouco sofreu com a paralização dos mercados. “Os preços em moeda forte se mantiveram e até reduziram em alguns casos específicos. Claro que o fator câmbio influencia no custo final dos equipamentos, mas a grande maioria das empresas projeta os seus investimentos em moeda forte. Alguns concorrentes desovaram estoques a preços muito abaixo do mercado, mas esse momento passou, estamos voltando a normalidade e os preços não devem ser majorados”.

Ações em prol do setor

O mercado de tintas é bastante robusto e a grande maioria das empresas que trabalha com a MAST tem uma situação financeira bastante sólida. Consequentemente, não nos deparamos com grandes problemas de crédito para viabilizar os negócios. Juntamente com a BYK, temos permanentes opções de crédito para viabilizar os negócios. Por exemplo, o trade-in de equipamentos antigos pelos das novas gerações, com descontos importantes pela fidelização. Também tem uma opção pouco usada pelas empresas, mas permanentemente disponível, que é o financiamento via Proger. Além disso, algumas grandes empresas têm tomado decisões unilaterais de prorrogar as condições de pagamento e isso impacta os custos. Essa discussão tem sido permanente com o mercado.

Demanda

Existem diferentes situações em diversos mercados. O setor de repintura automotiva finalmente despertou para a utilização dos espectrofotômetros nos pontos de venda ou reparação. “Nunca vendemos tantos espectros na América do Sul, mesmo durante a pandemia. Estamos falando de centenas de equipamentos. Os três maiores concorrentes internacionais do mercado de repintura têm contratos globais exclusivos com a BYK-MAST e todos tem investido pesadamente em tecnologia digital para busca, correção e formulação de cor no ponto de venda ou reparação. No mercado de tintas automotivas OEM, a BYK tem uma situação de liderança absoluta com os espectros multiangulares para cor e efeito. Esse mercado está sofrendo com a grande paralização do mercado automotivo, mas os investimentos pesados serão retomados no ano que vem”. Nos setores de tinta decorativa e industrial, a busca por Color Readers, como o NIX, aumentou bastante com ações específicas para alguns nichos. Algumas centenas de sensores foram importadas nesse ano e algumas ações específicas de marketing estão em curso. É uma questão de tempo para esses dois importantes mercados chegarem ao nível do que está acontecendo com repintura e começarem a disponibilizar espectros e softwares para os pontos de venda.

Lembre-se: a coisa mais importante que o cliente decide no ponto de venda é a cor que vai comprar e, no momento, temos limitadas ferramentas para servir a esse cliente.”

Vantagens dos equipamentos

Desenvolver e controlar cores sem um instrumento de colorimetria é absolutamente subjetivo e o mercado brasileiro já passou dessa fase. “É imprescindível o uso de espectros para essas operações, pois normas determinam parâmetros. O profissional de colorimetria faz uso dos espectros para dar nível de excelência a sua performance e evitar que as variáveis no entorno levem a erros de julgamento. Um lote de matéria-prima ou de tinta aprovado fora das especificações será sempre um problema para o fabricante”. Se for investir, invista em equipamentos de primeira linha, de reputação reconhecida. “Não desperdice seu dinheiro em equipamentos de segunda linha, o barato hoje, sai caro amanhã. Você não terá suporte técnico, serviço qualificado e o pior é que em pouco tempo terá que fazer um novo investimento em um equipamento de qualidade. Tenho visto nos fóruns da Paint & Pintura muitos executivos da indústria clamarem ao mercado que reconheçam o valor agregado e tecnologia dos seus produtos, que não comprem preço. Acredito que posso dizer o mesmo aos executivos da indústria, que tomem decisões de investimento levando essa mesma premissa em consideração”.

Portfolio

Destacamos o Color Reader, o NIX que se aplica a qualquer operação de busca ou controle básico de cor a partir de um aplicativo e fórmula book instalado no celular ou qualquer outro equipamento. Espectrofotômetros Uniangulares para tintas sólidas, sem efeito, como no novo Spectro2Guide, permitem com exclusividade, além de cor e brilho 60, a detecção de componentes fluorescentes em pigmentos e tintas, permitindo a predição e controle dos efeitos desbotamento ‘fadding’ ou resistência à luz ‘lightfastness’.

Já quando falamos de espectros multiangulares para cor e efeito, o BYK-mac i e os micro3color são líderes absolutos de mercado em automotiva OEM e repintura, com precisão absoluta e uso de padrões de cor digitais, eliminando as ‘chapinhas’ de padrões sempre problemáticas e com desvios de cor dos padrões master.  Ainda mais sofisticados são os BYK-mac Robotic, desenhados para trabalhar em robôs na indústria automotiva e fazer o controle dos veículos pintados na linha de montagem.

A qualidade BYK fala por si só e o mercado reconhece há mais de 20 anos, pois o equipamento raramente falha e a garantia no sistema de iluminantes LED é de 10 anos. Vale ressaltar que a MAST tem o único laboratório de serviços para equipamentos de colorimetria digital na América do Sul, certificado ISO 17.025. Fazemos parte da rede mundial de laboratórios BYK já há oito anos. Usuários de equipamentos de concorrentes nos procuram para suporte a equipamentos que não comercializamos.

Confira a matéria na revista Paint & Pintura na íntegra: https://www.paintshow.com.br/edicao/paintpintura/257/58/

  Ver todas