PRÓXIMOS SEMINÁRIOS

29ABR

Brilho na teoria e na prática

ÚLTIMOS SEMINÁRIOS

Data 25/03/2021
Descrição

Nossa percepção visual vê cor, brilho e topografia de superfície juntos. A textura dos grãos ou da superfície só pode ser julgada visualmente - até agora. O novo spectro2profiler mede cor, brilho e granulação com uma medição para analisar objetivamente a harmonia total de cores e aparência.

Participe do webinar para saber mais!

Assuntos:

    Como medir o tamanho e a profundidade dos grãos?
    Como avaliar a uniformidade da textura de uma superfície?
    Como julgar o comportamento de reflexão de superfícies com muito pouco brilho?
    A percepção de profundidade é influenciada pela refletividade das colinas e vales da superfície e agora pode ser objetivamente avaliada com a medida de “contraste”.
    Exemplos práticos típicos que abrangem interiores de automóveis e superfícies de pintura grossa a texturas finas.

Idioma do webinar: inglês

Data 11/03/2021
Descrição

Em contraste com as cores sólidas, os acabamentos de efeito mudam sua cor e aparência de acordo com o ângulo de visão e as condições de iluminação. Os acabamentos metálicos mostram uma mudança de luminosidade dependendo do ângulo de visão, enquanto as cores peroladas também criam um flop de cores. Além disso, os pigmentos de efeito especial exibem altos efeitos cintilantes sob iluminação direta.

Para descrever objetivamente a impressão visual dos acabamentos de efeito, são necessários dois princípios de medição diferentes. Participe do webinar para saber mais!

Programação:

  • Como avaliar a mudança de luminosidade de cores metálicas?
  • O que é necessário para determinar o flop de cores de acabamentos perolados?
  • Como as diferentes condições de iluminação podem ser simuladas em um instrumento de cores?
  • Introdução ao modelo de tolerância de brilho e granulação BYK-Gardner

Idioma do webinar: inglês

Data 04/03/2021
Descrição

Os testes de intemperismo e corrosão são geralmente realizados de acordo com os requisitos estabelecidos em um método ou prática de teste padrão. No entanto, muitos usuários não estão familiarizados com a forma como esses padrões são criados e revisados. O desenvolvimento de um padrão de teste pode seguir muitos caminhos diferentes, dependendo de fatores como o propósito original da padronização, o grupo ou OEM que está desenvolvendo uma norma e o equilíbrio entre praticidade e simulação mais realista nas condições de teste.

Este webinário cobrirá alguns dos fundamentos por trás do desenvolvimento de testes de intemperismo e corrosão, exemplos do processo no desenvolvimento de normas comuns e como os usuários podem se envolver no desenvolvimento de padronizações de teste internacionais.

Os especialistas da Q-Lab discutirão as normas e procedimentos dos principais organismos de normas internacionais, incluindo ISO e ASTM, que geram muitos dos protocolos líderes mundiais para teste de corrosão e intemperismo. Uma compreensão de como essas organizações criam, publicam e revisam os padrões pode ajudar os usuários a compreender a melhor forma de interpretá-los e implementá-los em seus próprios laboratórios. Essa percepção é relevante para qualquer pessoa envolvida em testes de durabilidade de materiais, incluindo auditores, gerentes de laboratório, técnicos e profissionais de controle de qualidade.

Horário:  10h horário de Brasilia (8 am EST GMT-5)
Idioma do webinar: inglês

Data 03/03/2021
Descrição

A exposição à luz solar, temperatura e umidade pode causar desbotamento e / ou mudança de cor em materiais têxteis coloridos. Esses fenômenos são resultado de processos fotoquímicos por absorção do ultravioleta (UV) e da luz visível, além dos efeitos secundários causados ​​por temperatura e umidade. O teste de resistência à luz é amplamente utilizado para avaliar a capacidade de um têxtil em resistir à mudança de cor que pode resultar da exposição à luz.

Neste webinário gratuito organizado pela Q-Lab Corporation, as perspectivas sobre os testes de durabilidade de materiais têxteis serão apresentadas por membros líderes na fabricação de têxteis, padronização e testes. Os tópicos abordados neste programa incluirão:

  •  Instrumentos usados ​​para teste de resistência à luz, notadamente câmaras de arco de xenon
  •  Materiais de referência, como lã azul e corante azo
  •  Principais normas de teste de resistência à luz de têxteis, incluindo ISO 105-B02 e AATCC TM16, e dicas práticas para seu desempenho
  •  Técnicas para avaliação de cor e força
  •  Avanços recentes na tecnologia de teste e uma visão dos objetivos futuros para testes têxteis.

Horário:  10 am WIB (GMT+7)
Idioma do webinar: inglês

Data 25/02/2021
Descrição

O espectrofotômetro spectro2guide representa a próxima etapa na evolução da medição de cores. Assim como seu antecessor, a cor e o brilho de 60 ° são medidos simultaneamente. A novidade é a medição de fluorescência.

A combinação de um espectrofotômetro com um medidor de fluorescência abre perspectivas completamente novas para controlar a qualidade da cor e garantir a estabilidade da cor ao longo dos anos - resultados de medição objetivos agora e no futuro!

Participe do seminário WEB BYK-Gardner para saber mais!

Programação:

  • Como medir a cor e o brilho e qual a interação entre os dois?
  • O que é necessário para usar os padrões digitais?
  • O que é fluorescência e como pode ser medida com o spectro2guide?
  • Quantificação da luz fluorescente e previsão do desbotamento da cor com os novos índices DFl e DE zero.

Idioma do webinar: inglês

Data 11/02/2021
Descrição

A percepção visual das cores é influenciada por nossas preferências individuais de cores, dependendo de nossa experiência e memória pessoais. Portanto, a padronização da fonte de luz e do observador são essenciais para um controle objetivo da cor.

A fonte de luz e o observador padronizados CIE garantem uma descrição objetiva dos objetos coloridos. Somente o uso de instrumentos de cores padronizados com sistemas de cores especificados internacionalmente pode resolver as deficiências da percepção visual.

Programação:

  • Que fatores desempenham um papel fundamental na percepção da cor?
  • O que são um iluminante padrão e um observador padrão?
  • Interação entre luz e objeto: Reflexão, Absorção, Difusão.
  • Fundamentos do CIELAB Color System.

Idioma do webinar: inglês

Data 21/01/2021
Descrição

O que é dureza? É a resistência de um revestimento a uma força mecânica, como pressão, fricção ou arranhão.

Um revestimento deve ter uma certa dureza, mas, por outro lado, também deve ter uma certa elasticidade ou flexibilidade.

Para determinar a dureza e flexibilidade dos revestimentos, vários métodos de teste baseados em padrões internacionais são discutidos no seminário WEB BYK-Gardner com exemplos práticos.

Programação

  • Qual é a diferença entre dureza e flexibilidade?
  • Padrões internacionais ASTM e ISO e suas recomendações mais importantes.
  • Qual instrumento é o melhor para sua aplicação?
Data 03/12/2020
Descrição

O que você vê e como ele corresponde aos seus resultados de cores?
 
A percepção visual das cores externas é influenciada por diferentes condições ambientais. Sabe-se que a posição do sol depende da localização geográfica e varia de dia para dia e de estação para estação. Além disso, o tamanho de um observador, a distância de um veículo e a posição de montagem das peças adicionais influenciam o ângulo de visão. Muitos parâmetros precisam ser especificados ao comparar com resultados instrumentais.

Programação:

  • Quais fatores desempenham um papel fundamental na percepção visual da cor?
  • Qual a influência da posição do sol, da distância de visualização e das condições do ambiente?
  • Qual a influência da estação, localização e posição do observador?
  • Como é possível simular diferentes ângulos de visão e iluminação?
Data 12/11/2020
Descrição

Historicamente, o controle de cores tem sido feito por inspeção visual de amostras e comparação com um padrão, com as desvantagens de ser um método subjetivo. Para maior objetividade, o sistema acordado internacionalmente CIELAB, é usado desde 1976.

Enquanto isso, várias modificações da equação de cores CIELAB, como DECMC, DE 94, DE2000, foram introduzidas para cores sólidas. Para cores de efeito, o desenvolvimento vai ainda mais longe com a introdução do DE DIN6175-2. O objetivo de todas as modificações foi melhorar a correlação entre a percepção visual e os valores medidos instrumentalmente.

Programação:

  • Espaço de cores CIELAB:
    •          Qual o significado de ΔL *, Δa *, Δb *, ΔC *, ΔH *?
    •          ΔE *: Um número único pode ser usado para todas as cores?
  •      Como melhorar a correlação visual com os métodos de diferença de cores ponderada?
  •      Métodos de diferenças de cores ponderadas para cores sólidas: CIEDE2000;
  •      Métodos de diferença de cor ponderada para cores metálicas e de efeito: ΔEDIN 6175.
Data 08/10/2020
Descrição

A viscosidade desempenha um papel crucial na produção e processamento de fluidos. A viscosidade das tintas e vernizes sob certas condições de cisalhamento geralmente têm uma influência na estabilidade durante a estocagem, processamento e fluidez.

Medições objetivas e confiáveis ​​com limites definidos são, portanto, o pré-requisito para um processo estável com qualidade uniforme.

Participe do nosso seminário gratuito BYK-Gardner WEB. Em 60 minutos você poderá decidir qual a melhor solução para sua aplicação:

Agenda:

  • O que significa viscosidade?
  • Comportamento da viscosidade de diferentes líquidos
  • Como medir a viscosidade
  • Comparação de diferentes copos de fluidez
  • Viscosímetros rotacionais para qualquer aplicação

Apresentado por Corey Cohen, aplicações, BYK-Gardner

Data 23/09/2020
Descrição

Será uma apresentação com:

Shawn Dvonch: Engenheiro de Aplicação Sênior da FORD, Operação Global - Pintura de Veículos
Rae Roby: BYK-Gardner – Gerente da Linha Negócios Automotivos.

Será apresentado o uso do “DATA SHARE”, uma ferramenta do software smart-chart, utilizada em parceria pelos times de pintura nas montadoras (Engenharia e Processo) e pelos fornecedores de peças plásticas pintadas (Exterior e Interior), que permite compartilharmos partes dos bancos de dados (Cor, Efeito, Brilho, Casca de Laranja e DOI) para que as tendências das pinturas sejam convergentes para um mesmo padrão visual.

Isso facilita que lotes de peças estejam praticamente pré-aprovadas antes de serem transportadas dos fornecedores e armazenadas nas montadoras para o consumo.

É economizado tempo e dinheiro, anteriormente gastos com a dedicação de pessoal especializado em reuniões de color matching e retrabalhos de pintura.

 

Data 23/09/2020
Descrição

Os dispersores fornecem a energia mecânica para quebrar as partículas aglomeradas em agregados menores.

Conheça as diferenças entre dispersor de alto cisalhamento girando em alta velocidade e moinhos de esferas que usam meios de moagem, e suas aplicações. 

Esta palestra ocorrerá no 48º Fórum Paint&Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas, que será realizado no dia 23 de setembro de 2020. Para assistir à esta palestra, é necessária inscrição prévia no Fórum. Detalhes e link para inscrição abaixo.

 

Inscreva-se no 48º Fórum Paint&Pintura

Além de assistir ao nosso webinar, você poderá também acompanhar seminários, debates e palestras que promovem o conhecimento e a disseminação das mais recentes tecnologias e inovações em tintas imobiliárias, automotivas e industriais.

 

Data 17/09/2020
Descrição

A aparência de um produto transparente é definida por sua aplicação. Por exemplo, para uma excelente legibilidade, o vidro da tampa do telefone deve ser cristalino.

O filme de embalagem usado na indústria de alimentos deve ser muito claro e transparente, enquanto o filme para sacolas de compras deve ser translúcido e difundir a luz.

Participe do Seminário WEB BYK-Gardner para saber mais!

Assuntos:

  •      Como avaliar a transparência de acordo com os padrões ISO e ASTM?
  •      Qual é a diferença entre Transmitância Total, Haze e Clarity?
  •      O que causa o embaçamento (dispersão de grande angular) e a baixa clareza (dispersão de ângulo estreito)?
  •      Como medir a "névoa interior"?
  •      Como medir com precisão a neblina <0,3%?
Data 03/09/2020
Descrição

Os dispersores fornecem a energia mecânica para quebrar as partículas aglomeradas em agregados menores. Aprenda como eles funcionam e como são usados. Existem duas classes de dispersores para moer material - dispersor de alto cisalhamento girando em alta velocidade e moinhos de esferas que usam meios de moagem.  Vamos discutir as diferenças.

Ouça sobre os principais fatores - volume do material, viscosidade e tamanho final da partícula - para selecionar o dispersor certo. Alguns produtos requerem um ambiente de vácuo ou o uso de uma manta de nitrogênio para manter o produto livre de umidade. As opções também serão discutidas durante a apresentação.

Objetivos de aprendizado:

  •  Descubra a teoria da dispersão;
  •  Aprenda como selecionar o dispersor certo;
  •  Ouça sobre o ajuste adequado da velocidade;
  •  Receba uma visão geral do equipamento.
     

QUANDO?

Dia 3 de setembro de 2020, às 14h (horário de Brasilia);


COMO PARTICIPAR?

Não há necessidade de se inscrever previamente. Basta clicar AQUI no horário de início do webinar e assistir à transmissão através da plataforma Microsoft Teams.

Data 27/08/2020
Descrição

Os dispersores fornecem a energia mecânica para quebrar as partículas aglomeradas em agregados menores. Aprenda como eles funcionam e como são usados. Existem duas classes de dispersores para moer material - dispersor de alto cisalhamento girando em alta velocidade e moinhos de esferas que usam meios de moagem.  Vamos discutir as diferenças.

Ouça sobre os principais fatores - volume do material, viscosidade e tamanho final da partícula - para selecionar o dispersor certo. Alguns produtos requerem um ambiente de vácuo ou o uso de uma manta de nitrogênio para manter o produto livre de umidade. As opções também serão discutidas durante a apresentação.

Objetivos de aprendizado:

  •  Descubra a teoria da dispersão;
  •  Aprenda como selecionar o dispersor certo;
  •  Ouça sobre o ajuste adequado da velocidade;
  •  Receba uma visão geral do equipamento.
Data 20/08/2020
Descrição

A percepção visual da cor é influenciada por nossas preferências individuais das cores, que depende da nossa experiência pessoal e memória, e varia com as condições do ambiente como a luminosidade, por exemplo. Isso sem falar da nossa dificuldade em comunicar corretamente uma cor ou documentar os seus valores.

A fonte de luz e o observador padronizados pelo CIE, garantem uma descrição objetiva das cores dos objetos. Apenas o uso de instrumentos e sistemas especificados internacionalmente podem resolver as deficiências da percepção visual na medição de cor.

Assuntos:

  • Quais fatores desempenham um papel fundamental na percepção da cor?
  • O que é um iluminante padrão e um observador padrão?
  • Interação entre luz e objeto: Reflexão, Absorção, Difusão;
  • Fundamentos do Sistema CIELAB;

 

Data 16/07/2020
Descrição

A medição exata da espessura do filme ajuda a maximizar a qualidade e a economizar custos de material. A espessura de um revestimento tem um efeito sobre o poder de cobertura, a aparência e as propriedades de proteção.

A resistência adesiva de um revestimento ao substrato é de particular importância para o comportamento mecânico, bem como para a proteção contra corrosão.

Assuntos:

  • Definição da espessura do filme;
  • Métodos de medição para determinar a espessura do filme seco e úmido: testes destrutivos e não destrutivos;
  • Como medir e avaliar propriedades de adesão;
  • Normas internacionais ASTM e ISO e suas recomendações mais importantes;
  • Qual instrumento é o melhor para sua aplicação?

 

Data 18/06/2020
Descrição

O espectrofotômetro spectro2guide representa o próximo passo na evolução da medição de cores. Assim como seu antecessor, a cor e o brilho a 60° são medidos simultaneamente. A quantificação da fluorescência é completamente nova, medindo como um fluorímetro!

A combinação de um espectrofotômetro com um fluorímetro abre perspectivas completamente novas para controlar a qualidade das cores e garantir a estabilidade das cores ao longo dos anos.

Assuntos:

  • Como medir cor e brilho e qual é a interação entre os dois?
  • O que é necessário para poder usar padrões digitais?
  • O que é fluorescência e como pode ser medido com o spectro2guide?
  • Quantificação da luz fluorescente e previsão de desbotamento da cor com os novos índices ΔFl e ΔE zero.

 

Data 14/05/2020
Descrição

A nova geração de wave-scan vem com um novo design e uma grande tela colorida sensível ao toque. A operação e a sensação são tão intuitivas quanto você está acostumado em seu smartphone.

Escalas de aparência novas e atuais usadas por diferentes OEMs automotivos serão discutidas e analisadas com novas funções de CQ no smart-chart.

Participe do webinar para saber mais!

Assuntos:

  • Como é medida a casca de laranja e o DOI de superfícies de alto brilho?
  • Como interpretar o espectro da estrutura?
  • Quais parâmetros de material e processo podem influenciar a casca de laranja e o DOI?
  • Escalas OEM automáticas específicas: LW, SW, DOI, Classificação, N1 / N3, FAM, CF, PAQ, Tensão, Comprimento de onda dominante e intensidade.
Data 23/04/2020
Descrição

O que é dureza? Dureza é a resistência de um revestimento a uma força mecânica, como pressão, fricção ou arranhões. Portanto, o termo "dureza" nos revestimentos geralmente leva a mal-entendidos.

Um revestimento deve ter uma certa dureza, mas, por outro lado, também deve ter uma certa elasticidade ou flexibilidade.

Para poder determinar a dureza e a flexibilidade dos revestimentos, vários métodos de teste são mostrados no webinar.

Assuntos:

  • Qual é a diferença entre dureza e flexibilidade?
  • Normas internacionais ASTM e ISO e suas recomendações mais importantes.
  • Qual instrumento é o melhor para sua aplicação?